Programa Cozinha Comunitária é lançado pela Prefeitura em Cidade Nova

Exibindo Foto_Marco Polo Veras (41).JPGff027d63-2a91-430f-a465-571c9fdb8fcb

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou na tarde desta terça-feira, 21, no bairro de Cidade Nova, o programa Cozinha Comunitária. O evento contou com a presença do Prefeito Carlos Eduardo, que acompanhado da Secretária Municipal da Semtas, Ilzamar Pereira, falou da importância do programa para garantir à população de Natal o acesso a alimentos com valor nutricional.

“É nosso dever, nossa obrigação proporcionar um direito básico para a população que é a alimentação, e não apenas qualquer tipo de alimentação, o programa Cozinha Comunitária oferece refeições adequadas com valor nutricional”, afirmou o Prefeito Carlos Eduardo.

O Chefe do Executivo Municipal falou ainda sobre as ações da Prefeitura no âmbito da política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Através de concurso público contratamos nove nutricionistas para o quadro da educação municipal com o objetivo de fazer um cardápio de merenda escolar com valor nutritivo. Hoje Natal é referência em termos de merenda escolar, pela qualidade e pelo valor nutricional”, disse o Prefeito.

O Cozinha Comunitária é destinado ao preparo de refeições variadas e nutritivas para crianças de 6 meses a 7 anos que apresentam algum risco nutricional por deficiência ou excesso de peso. Serão disponibilizadas, gratuitamente, pelo programa duas refeições principais, almoço e jantar, e uma intermediária, lanche da tarde.

Em parceria com o CRAS da comunidade as famílias são mobilizadas e as crianças passam por uma avaliação nutricional inicial e a partir desses resultados são inseridas no programa Cozinha Comunitária. Ao longo do ano são feitas mais duas avaliações, de 4 em 4 meses, para aferir os resultados obtidos dentro do trabalho desenvolvido.

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, a Prefeitura do Natal sabe da importância de desenvolver políticas no âmbito da segurança alimentar e de proporcionar alimentação saudável e de valor nutricional para a população natalense. “A Prefeitura sabe da importância da articulação com a sociedade civil para desenvolver programas para combater a desnutrição presente em áreas de vulnerabilidade”, falou a titular da Semtas.

Além do cuidado alimentar, o Programa Cozinha Comunitária oferece atividades de educação nutricional, como oficinas, brincadeiras, palestras educativas voltadas a orientar crianças e pais em relação à alimentação adequada.

Em julho será inaugurado o programa Sopa Comunitária. O programa, desenvolvido pelo Departamento de Segurança Alimentar, já funciona em 8 comunidades beneficiando cerca de 3.700 pessoas no município de Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s