População aprova implantação e ampliação dos binários

Facilidade para trafegar, segurança, fluidez no trânsito e organização. Essas são as impressões dos motoristas, pedestres, proprietários de comércio e moradores das regiões onde a Prefeitura do Natal implantou os dois binários recentemente. O binário das avenidas Miguel Castro com Amintas Barros e o das avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara agradaram a população e não tem provocado transtornos nos primeiros momentos de suas implantações na capital potiguar.

O motorista Ivanaldo Rodrigues, 57 anos, revela que dirige pela cidade 200 quilômetros diariamente e diz que a escolha por esse tipo de organização do tráfego foi um acerto da Prefeitura. Ele tem como um dos pontos principais de deslocamento uma das lojas do centro comercial que fica em frente ao CEASA. “Eu dirijo o dia inteiro e posso garantir que ficou ótimo. Essas ruas daqui sempre engarrafavam e era um problemão para circular. Agora não tem mais engarrafamento e está muito bom”, analisa.
A opinião é compartilhada pelo colega de profissão de seu Ivanaldo, Edivaldo Costa, 53 anos. O condutor de um veículo de uma distribuidora de alimentos, que abastece lojas locais afirma que era complicado estacionar e de conduzir um veículo de maior porte pelas ruas da região. “Melhorou muito. Antes tudo era complicado, mas agora com todas as ruas no mesmo sentido facilitou demais o nosso trabalho”. Comentou.
Na região do binário das avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, cujo funcionamento já está normatizado há mais tempo, poucos são os motoristas que ainda confundem as direções dos fluxos dos veículos. “Aqui eles já estão mais habituados. Ainda assim, continuamos presentes para orientar os motoristas e pedestres. Para você ter ideia, em dois dias de trabalho que estou aqui, apenas um motorista fez uma conversão errada. Orientei e ele seguiu viagem”, relata o guarda de trânsito da STTU, Ricardo Cavalcanti.
Junto com Cavalcanti, outros 39 “amarelinhos” estão distribuídos pela área para prestar esclarecimentos à população. Além deles, a sinalização horizontal e vertical está sendo implantada e, onde esta ainda não chegou, foram colocadas sinalizações provisórias.
De acordo com os guardas Luiz Antônio Alves e José Carlos Gones, posicionados nas proximidades da Liga Contra o Câncer, local de início de um dos binários, o trabalho tem sido tranquilo. “Estamos aqui para orientar e não apenas para punir, por isso o motorista, que estiver em dúvida pode perguntar. Quando a sinalização horizontal e vertical for definitivamente colocada vai facilitar ainda mais”, comenta Alves. A implantação da sinalização horizontal dos binários foi concluída nesta terça-feira (19). nas Amintas Barros e Miguel Castro.
Na esquina da Amintas com a rua dos Canindés (antiga avenida 6), os proprietários de comércio comemoram a segurança e organização no trânsito proporcionada pela implantação do binário. “Antes era uma confusão só. Gente retornando no meio da avenida, buzinaço o tempo inteiro. Agora tudo está mais organizado”, opinou o eletricista Francisco de Assis, 56 anos e que há três anos se estabeleceu no local. O atendente Arlindo Ferreira, 39 anos, trabalha com a irmã em um pequeno restaurante e afiança a opinião do vizinho. “Antes o risco era grande de acidente aqui. Agora está tudo mais organizado. Ficou até mais bonito o local”, diz.

No local, a dupla de guardas José Altemar Ricardo e Edmílson Carneiro espalhou cones em algumas esquinas de ruas acessórias como forma de, antecipadamente, evitar uma conversão errada. “Somente alguns poucos tentaram retornar, mas com a sinalização e nossa ajuda tudo está fluindo muito bem”, concluiu Altemar. Em caso de dúvidas os motoristas podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156, ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

As mudanças
1 – Com a mudança, o trânsito na Avenida Mor Gouveia passou a ser mão única a partir da Avenida Adolfo Gordo (sentido Rodoviária/Arena das Dunas) e na Avenida Jerônimo Câmara o sentido será único (Arena das Dunas/Rodoviária).

2 – A partir de agora, a Avenida Amintas Barros passa a ter sentido único da Avenida Interventor Mário Câmara (Av. 6) até a Avenida Xavier da Silveira. A ampliação ocorre no trecho entre a Av. Interventor Mário Câmara até Rua dos Tororós e da Rua Marise Bastier até a Avenida Xavier da Silveira. Já a Avenida Miguel Castro terá o sentido único ampliado da Rua dos Totorós até a Avenida Interventor Mário Câmara (Av. 6).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s