SMS afirma que greve não pode prejudicar serviços considerados indispensáveis

O secretário municipal da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, se posicionou, nesta quarta-feira (16), sobre a greve dos servidores da Saúde deflagrada esta manhã.
De acordo com o secretário, a paralisação é legítima, mas não pode prejudicar os serviços considerados indispensáveis. “Vamos conversar com o sindicato e com o Ministério Público. Em serviços essenciais, como UPA, Prontos Socorros, SAMU e portas de entradas de maternidades, as paralisações devem garantir, pelo menos, 75% de capacidade de assistência”.
Luiz Roberto Fonseca ainda lembrou os efeitos que a paralisação trará para o SAMU. “Dos cerca de 290 profissionais do SAMU, aproximadamente 50% são servidores efetivos. Em uma paralisação dessas, os efeitos são graves. Você tem menos ambulâncias circulando, ainda tem o problema da retenção de macas em hospitais, em algum momento a cidade vai ficar sem ambulância da SAMU circulando. No setor de regulação, vamos acabar fazendo a escolha entre um paciente grave, muito grave e com capacidade letal. Com a redução dos serviços, o SAMU vai acabar tendo que atender apenas os casos de capacidade letal”.
Nesta quarta-feira, a Prefeitura do Natal pagou mais uma parte dos salários dos servidores, sendo que agora 88% desses trabalhadores estão com os vencimentos referentes ao mês de outubro pagos. Segundo o secretário, se algum desses 88% paralisar as atividades, poderá ter o ponto cortado.
“Segundo a nova legislação referendada pelo STF, o serviço público não pode pagar servidores que fazem greve sem que haja motivação. Mas ainda vamos conversar com Ministério Público e Procuradoria do Município para decidir sobre isso. O que podemos afirmar é que a Prefeitura está fazendo de tudo para regularizar essa situação, inclusive com medidas que já estão na Câmara Municipal. A prioridade número um da Prefeitura é pagar os servidores, isso deveria ser levado em consideração, já que existe uma indicação de que essa situação vai melhorar em dezembro”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s