Sob intervenção,Ceduc Pitimbú será inaugurado nesta quinta com presença do ministro da justiça

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), inaugura nesta quinta-feira (02) a segunda unidade do Centro Educacional (Ceduc) no Bairro Pitimbú, em Parnamirim. A inauguração acontecerá às 14h e contará, dentre outras autoridades, com a presença do ministro Alexandre de Moraes, do Ministério da Justiça e Cidadania.

O novo Ceduc Pitimbú II duplica a quantidade de vagas da unidade de 36 para 72, graças a construção de mais três alojamentos, com leitos para até 12 adolescentes cada um. A ampliação conta ainda com um ginásio esportivo com capacidade para 300 pessoas e uma moderna estação de tratamento de esgoto, que possibilitará o reaproveitamento da água para o sistema de irrigação da unidade.

A ampliação é resultado de um investimento no valor de R$ 1 milhão e 400 mil, teve duração de quatro meses e contou com 27 operários. A última reforma da unidade I foi concluída em 2015, com a reinauguração do espaço no dia 21 de dezembro de 2015, como uma das prioridades da Intervenção Judicial, declarada pelo juiz da 2ª vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner. Além do ministro, estarão presentes na inauguração a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal, o governador do Estado, Robinson Faria, e o presidente da Fundac, Ricardo Cabral. Sistema Socioeducativo A Fundac é um órgão de administração indireta do Governo do RN, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e submetida as normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), cuja responsabilidade é executar as medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes infratores de todo o Estado.

No RN, são administrados pela Fundac pelo menos oito unidades nas cidades de Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró, sendo seis Centros Educacionais (Ceducs) e dois Centros Integrados de Atendimento ao Adolescente (CIAD), responsáveis pelo Pronto Atendimento (PA) e a internação provisória dos adolescentes. Atualmente, a maior unidade no Estado é o Ceduc Pitimbú, com 72 vagas, de um total de 318 em todo Estado. Anível nacional, a Secretaria Especial de Direitos Humanos faz parte do Ministério da Justiça e Cidadania, e é responsável pela articulação das políticas e normas regulamentadoras para a proteção e promoção dos direitos de adolescentes cumprindo medida socioeducativa, através do Sinase.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s