Valorização do artesanato é debatida na Câmara Municipal

unnamed
Projeto da vereadora Júlia quer estimular a qualificação permanente dos artesãos e aperfeiçoar os métodos e processo de produção.
 
Contribuir para o desenvolvimento sustentável, valorizar as tradições culturais, incentivar o processo artesanal e fortalecer a geração de emprego e renda. Esses são os objetivos do Projeto de Lei nº 156/13 que institui a Política Municipal de Valorização do Artesanato, de autoria da vereadora Júlia Arruda, debatido e aprovado em reunião da Comissão de Turismo da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (21).
 
“Existe atualmente um movimento a nível estadual que discute a valorização do artesanato nos centros de comercialização, e Natal está inserida nesse contexto. Queremos, com esse Projeto, somar esforços para que se construa uma política efetiva e articulada que valorize nossos artesãos e, mais que isso, que permita a capacitação e qualificação da mão de obra”, destacou a autora da proposta.
 
Segundo o projeto, os estabelecimentos devem reservar um percentual mínimo de 5% para artesanatos tipicamente natalenses. “O que observamos é que muitas lojas e quiosques não têm qualquer ligação com os artesãos locais. Por isso, destacamos esse percentual mínimo, que poderá e deverá ser revisto à medida em que se invista no aperfeiçoamento do processo artesanal”, comentou Júlia.
 
São diretrizes da Política Municipal de Valorização do Artesanato: valorização da nossa identidade cultural através da expansão e renovação da técnica do artesanato e do incentivo das entidades de apoio; integração da atividade artesanal com outros setores e programas de desenvolvimento sustentável; e qualificação permanente dos artesãos e estímulo ao aperfeiçoamento dos métodos e processo de produção.
 
O projeto segue agora para apreciação dos vereadores em plenário.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s