Câmara celebra dia municipal em memória às vítimas da inquisição no Brasil

Por proposição da vereadora Ana Paula (PSDC), a Câmara Municipal de Natal, realiza nesta quinta-feira (30) uma sessão solene alusiva ao Dia municipal em memória às vítimas da inquisição no Brasil, lembrado anualmente no dia 31 de março.

A data foi instituída no calendário oficial do município por meio da Lei 6.607 de 29 de abril de 2016. Natal e o Brasil como um todo, tem profunda ligação e identificação com os fatos ocorridos durante a Inquisição, razão pela inegável para a formação cultural e populacional do país a identidade do “cripto-judeu”. O município reconhece a data 31 de março de 1492, como o dia em memória às Vítimas da Inquisição no Brasil. Em respeito à memória destas vítimas, que sofrem até hoje com as consequências desta parte lamentável da nossa história.

“Um assunto que está diretamente ligado a História do Brasil e que muito tem despertado interesse de milhares de brasileiros nos últimos anos é a Inquisição. É de conhecimento que a Inquisição Ibérica iniciada em 1492 na Espanha, e posteriormente, em 1496, em Portugal é um fato histórico que diretamente determinou a colonização do Brasil”, disse a propositora da solenidade.

Na ocasião o Centro Israelita do Rio Grande do Norte (Cirn) receberá a homenagem da Câmara de Natal.  De acordo com o presidente do Centro Israelita, Samuel Max Gabbay, a solenidade “visa além de lembrar as vítimas e a intolerância religiosa, também demonstrará a influência da Inquisição nos hábitos culturais e sociais no Rio Grande do Norte”.

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO:

Data: 30/03 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Plenário Érico Hackradt – Câmara Municipal de Natal

Propositura: Vereadora Ana Paula (PSDC)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s