Programa ID Jovem pretende alcançar cerca de 80 mil pessoas em Natal

A partir de hoje os jovens natalenses com idade entre 15 e 29 anos, estudante ou não, têm acesso à rede do Programa ID Jovem, através de cadastro disponibilizado pela Prefeitura do Natal. O programa da Secretaria Nacional da Juventude, oferece acesso à cultura, esporte e lazer, além de mobilidade entre estados do país, e chegou à cidade a partir de convênio com a Secretaria Municipal de Governo. O prefeito Carlos Eduardo e o secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, lançaram o ID Jovem  na tarde desta terça-feira (18), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.
A meta de Natal é alcançar cerca de 80 mil jovens dentro desta faixa etária e que façam parte de famílias que tenham renda de até dois salários mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, mostra que na cidade, já existem cerca de 38 mil jovens inscritos no Cadastro Único. Segundo o secretário Nacional da Juventude, Assis Filho, o programa tem grande aceitação no país, tendo sido lançado em dezembro do ano passado e hoje já conta com adesão de 15 milhões de jovens. O Brasil possui 51 milhões de jovens em situação de vulnerabilidade e esta situação gera a preocupação de saber direcionar e preparar esses jovens para o futuro, segundo colocou o secretário Nacional.
“Onde estarão esses milhões de brasileiros no futuro? Precisamos de uma resposta imediata, os números não podem ser escondidos e têm que ser enfrentados, estudando uma forma para aplicar as políticas públicas efetivas”, disse o secretário Nacional, Assis Filho, no lançamento do programa em Natal.
O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância de preparar os jovens para o futuro e este programa dá o suporte para que as pessoas desta faixa etária tenham acesso a cinema, teatro e atividades esportivas pagando meia entrada, mesmo que não estejam matriculadas em escolas. “Apesar das dificuldades, estamos construindo um futuro melhor e buscando uma sociedade de oportunidades para todos. O Brasil ainda tem muita exclusão social e os governos têm o dever e obrigação de levar a efeito políticas públicas que ensejem a cidadania”, falou o prefeito. Carlos Eduardo destacou ainda obras e programas que contemplam a juventude na cidade do Natal, como  as 28 modalidades esportivas oferecidas a 38 mil jovens, além das atividades culturais realizadas ao longo de todo o ano com abertura para toda a sociedade.
O senador Garibaldi Alves Filho, presente no lançamento do programa ID Jovem, falou sobre o sucesso de adesão em todo o país, e citou o exemplo da cidade de Apodi, que passa a integrar o programa aqui no Estado, com cinco mil jovens inscritos.
Em Natal, o  programa será gerido em pela Secretaria Municipal de Governo, através do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, e contará ainda com o apoio do Procon Municipal, da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), da Secretaria de Esporte e Lazer e da própria Secretaria Nacional de Juventude para a fiscalização da aplicação do decreto que rege o ID Jovem. O diretor de Políticas Públicas para a Juventude, Marcos Segundo, responsável pelo desenvolvimento do programa no Município, destacou a importância do acesso das pessoas desta faixa etária a essas atividades, sendo uma forma de contribuir para melhor formação dos cidadãos. “E isso mostra a preocupação desta gestão no trabalho junto aos jovens”, destacou, lembrando que a 40% da população de Natal é formada por pessoas de 15 a 29 anos.
PROGRAMA 
O ID Jovem oferece 50% de desconto (meia entrada) em ingressos de eventos artístico-culturais e desportivos, além de garantir duas vagas em viagens interestaduais e quando não houver mais disponibilidade, a empresa de transporte terá obrigação de oferecer desconto de 50% no valor passagem para até duas pessoas que integram o programa.
Para ter acesso ao programa a pessoa deve ter entre 15 e 29 anos, pertencer à família que tenha renda mensal de até dois Salários Mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com dados atualizados há pelo menos dois anos e não precisa ser estudante. Em Natal, este Cadastro é feito através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), disponível em todas as regiões administrativas da cidade.
Com esses pré-requisitos completos, a pessoa faz o cadastro no ID Jovem através do site da Caixa Econômica Federal. A ID Jovem (Identidade Jovem) emitida pode ser utilizada de duas formas: virtual, através de aplicativo utilizado pelo smastphone ou impresso diretamente da internet. Os empresários de eventos também devem se cadastrar no site da Caixa para garantir o acesso das pessoas contempladas.
Participaram do lançamento do programa no Palácio Felipe Camarão, o vice-prefeito, Álvaro Dias; o secretário de Governo, Homero Grec, representando os demais secretários presentes ao evento; o senador Garibaldi Filho; além de vereadores da cidade e lideranças da comunidade e 11 entidades representativas de estudantes e juventude partidárias da cidade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s